A terapia hormonal na forma de implantes absorvíveis é a forma que mais se assemelha ao funcionamento natural do corpo humano, pois libera hormônios 7 dias por semana e 24 horas por dia.
As doses são adequadas para cada organismo, a partir das dosagens sanguíneas e dos sintomas do paciente, e duração aproximada de 6 meses sem os inconvenientes de tomadas ou aplicação, como nas outras vias.
Indicação para Homens
Esses implantes são indicados para homens com possíveis sinais de deficiência de testosterona, disfunção sexual, baixa libido, queda de cabelos, indisposição, alteração do sono, perda de densidade óssea, alterações de humor/depressão e alteração de peso.
Indicação para Mulheres
Já para mulheres, são indicados em casos de TPM severa, cólicas fortes, baixa libido, endometriose, miomas uterinos e outras disfunções hormonais na mulher jovem.
Indicações gerais
Além disso, esses implantes também são recomendados para disfunções por deficiência hormonal ou menopausa, como indisposição, disturbios do sono, pele seca, perda de memória, queda de cabelo, depressão e irritabilidade.
Como é feita a aplicação
A aplicação dos hormônios é feita sob a pele, através de uma incisão mínima realizada pelo médico, em ambiente ambulatorial (consultório).
Tratamentos Coadjuvantes
Além dos implantes, outros tratamentos coadjuvantes são recomendados, como reposição de vitaminas, orientação dietética, orientação de atividades físicas, emagrecimento e procedimentos estéticos.
Dúvidas frequentes
Para que serve a hormonioterapia?
A hormonioterapia é indicada para tratar disfunções hormonais em homens e mulheres, como baixa libido, disfunção sexual, queda de cabelo, alterações de humor, alterações do sono, perda de densidade óssea, entre outras condições. Ela também é recomendada para mulheres que apresentam sintomas de TPM severa, cólicas fortes, endometriose, miomas uterinos e outras disfunções hormonais. Além disso, a terapia hormonal é recomendada para tratar disfunções hormonais causadas pela menopausa.
Como são aplicadas?
A hormonioterapia pode ser administrada de várias maneiras, incluindo comprimidos, adesivos, injeções e implantes. No caso dos implantes, eles são aplicados sob a pele por meio de uma incisão mínima realizada por um médico em ambiente ambulatorial (consultório).
Quanto tempo duram?
Os implantes absorvíveis de hormônios têm uma duração aproximada de 6 meses.
Até que idade pode-se usar?
Não há uma idade específica para o uso da hormonioterapia, já que ela é indicada para tratar condições específicas relacionadas a deficiência hormonal ou menopausa. No entanto, o uso da hormonioterapia deve ser feito sob orientação médica, levando em consideração as características individuais de cada paciente.
Quais os tipos de hormônios?
Existem vários tipos de hormônios que podem ser usados na hormonioterapia, incluindo testosterona, estrogênio e progesterona. Cada um deles tem uma função específica no organismo e pode ser usado para tratar diferentes condições hormonais.